Uso da IA e Machine Learning de modo ético para automatizar processos estão entre os desafios das empresas. Jå alinhamento de valores é uma das qualidades mais desejadas pelos colaboradores ao buscar um novo emprego
Em 2025 o mercado de trabalho brasileiro enfrenta desafios significativos na captação de talentos qualificados, impulsionados por taxas de desemprego historicamente baixas. De acordo com o “Guia Salarial 2025” da consultoria Robert Half, hĂĄ uma competição acirrada por profissionais qualificados. âO Brasil tem taxas de desemprego em nĂveis historicamente baixos, porĂ©m, o mercado segue enfrentando desafios significativos na captação de talentos qualificados. Esse cenĂĄrio cria uma competição acirrada, tornando a disponibilidade de pessoas com conhecimento necessĂĄrio para as funçÔes um desafio constante para as empresasâ, pontua a consultoria em seu relatĂłrio.
As dificuldades para a contratação de talentos qualificados pelas empresas, são, de acordo com o levantamento da Robert Half:
-ContrataçÔes permanentes (efetivas): 44% expansão/36% manutenção;
-Alocação por projetos (até seis meses): 32% expansão/38% manutenção;
-Alocação por projetos (+ de seis meses): 27% expansão/38% manutenção.
A receita para mudar esse cenĂĄrio e se destacar na corrida pela contratação do profissional perfeito para a vaga ofertada tem que partir das empresas, que precisam ampliar sua atratividade, indo alĂ©m do reconhecimento financeiro e focando no “salĂĄrio emocional”.
Carolina Ferreira, diretora de Gente & ASG da Alelo, destaca a importĂąncia de fatores como qualidade do ambiente de trabalho, relaçÔes interpessoais saudĂĄveis, equilĂbrio entre vida pessoal e profissional, identificação com a cultura organizacional, impacto gerado pelo negĂłcio, oportunidades de desenvolvimento de carreira e capacitação profissional como principais pontos para atrair e reter talentos.
âĂ crucial investir em um ambiente colaborativo e em capacitação para preparar os profissionais para os novos perfis laborais, mitigando riscos de desigualdade e maximizando oportunidades na nova era do trabalho. A Alelo elegeu o ano de 2025 como o ano das lideranças. Por isso, a companhia segue promovendo a capacitação dos lĂderes atuais, alĂ©m de investir fortemente na cultura de formação de novos lĂderes em sinergia com os valores e propĂłsitos da Aleloâ, explica Carolina Ferreira.
A executiva ressalta também que para enfrentar esses desafios, as empresas devem adotar tecnologias que complementem o trabalho humano, promovendo uma colaboração equilibrada entre humanos e måquinas.
âO uso das ferramentas de IA para colaborar na gestĂŁo de pessoas e contratos de clientes Ă© uma tendĂȘncia de mercado. A Alelo segue antenada Ă essas movimentaçÔes e visualiza um futuro interessante no uso dessas tecnologias, onde poderĂĄ, por exemplo, combinar a anĂĄlise de dados de modo ĂĄgil e proporcionar insights para que se crie estratĂ©gias personalizadas para cada cliente e seus colaboradores na disponibilização de crĂ©dito em seus cartĂ”es multibenefĂcios, colaborando para a atração e retenção de talentosâ, comenta a executiva.
Diante desse cenĂĄrio, a Alelo, empresa especialista em benefĂcios, gestĂŁo de despesas corporativas e incentivos lĂder do mercado, traz algumas reflexĂ”es sobre tendĂȘncias que dominarĂŁo o mercado de trabalho ao longo deste ano.
InteligĂȘncia Artificial (IA) e Machine Learning (ML): as duas tendĂȘncias que apoiarĂŁo o mercado de trabalho em 2025
A inteligĂȘncia artificial (IA) desempenha um papel crucial na transformação do mercado de trabalho. Segundo o “Informe sobre o Futuro dos Empregos 2025” do FĂłrum EconĂŽmico Mundial, a IA generativa e tecnologias relacionadas como o Machine Learning (ML) ou, o Aprendizado de MĂĄquina, estarĂŁo por trĂĄs de mudanças significativas nos modelos de negĂłcios nos prĂłximos cinco anos. Espera-se a criação de 170 milhĂ”es de novos empregos globalmente, enquanto 92 milhĂ”es podem ser eliminados, resultando em um saldo positivo. Setores como agricultura, construção, saĂșde e educação superior devem experimentar crescimento, enquanto funçÔes dependentes de habilidades repetitivas, como trabalhadores administrativos e operadores de maquinaria, estĂŁo em declĂnio.
Um ponto importante que o mercado de trabalho deve estar atento junto aos colaboradores é a promoção sobre entendimento ético e do uso dessas tecnologias como suporte, não de maneira para substituir as habilidades dos funcionårios, mas por meio de treinamentos pråticos.
Entre os principais benefĂcios da IA estĂĄ a automatização de tarefas repetitivas, que liberam os colaboradores para se dedicarem a atividades estratĂ©gicas e criativas.
Como atrair os jovens da Geração Z e seus valores para o mercado?
Formada por pessoas nascidas entre 1997 e 2012, a Geração Z se desenvolveu com indivĂduos em um mundo hiperconectado, ao toque dos dedos ou prĂłximo por um clique, com agilidade de resposta nunca antes vista na humanidade. Esses fatos influenciam sua percepção de mundo e tambĂ©m os valores que guiam esses jovens profissionais.
A perspectiva do mercado, como a vista no “Guia Salarial 2025” da consultoria Robert Half, Ă© que essas pessoas representem em 2025 cerca de 27% da força de trabalho global, o que mostra a necessidade de os empregadores se adaptarem a esses profissionais.
Porém, para que sejam vistos como empregadores atrativos, as empresas precisam alinhar suas pråticas aos valores dessa geração, que prioriza segurança no emprego, flexibilidade e qualidade de vida, que são as prioridades de profissionais mais jovens em relação aos ganhos salariais.
Em resumo, o sucesso no mercado de trabalho em 2025 dependerĂĄ da capacidade das empresas de se adaptarem Ă s novas realidades, valorizando o capital humano, investindo em tecnologia e promovendo ambientes inclusivos, seguros e integradores.
Para ficar por dentro de mais dicas interessantes confira este e outros textos no Blog da Alelo.
*Sobre a Alelo:
Somos Alelo. Conectamos pessoas de norte a sul, de gente pra gente.
Com 21 anos de histĂłria, nos tornamos especialistas em benefĂcios, gestĂŁo de despesas corporativas e incentivos â tudo isso dentro dos segmentos de alimentação, cultura, transporte e saĂșde. O que oferecemos pro mundo?
Produtos e serviços: Alelo Tudo, Alelo Refeição, Alelo Alimentação, Alelo Natal, Alelo MultibenefĂcios, Alelo Mobilidade, Veloe Go, Alelo GestĂŁo de VT, Alelo Cultura e Pede Pronto.
SoluçÔes para estabelecimentos comerciais: Painel Meu NegĂłcio, Alelo Desenvolve, Antecipação de RecebĂveis e Mais Clientes, alĂ©m de parcerias com foco em gestĂŁo de resĂduos e sistema ERP.
CartÔes pré-pagos: Alelo Despesas, Alelo Pagamentos, Alelo Premiação e agora o Alelo Pod.
E todos os dias oferecemos tranquilidade para mais de 150 mil empresas-clientes e 10 milhĂ”es de pessoas que confiam na gente. Sem esquecer que contamos com a maior rede de estabelecimentos comerciais afiliados do Brasil. Ă assim que, desde 2013, lideramos o setor de benefĂcios no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).


