InĂ­cioBlogAlelo destaca tendĂȘncias e desafios para o mercado de trabalho em 2025

Alelo destaca tendĂȘncias e desafios para o mercado de trabalho em 2025

Uso da IA e Machine Learning de modo ético para automatizar processos estão entre os desafios das empresas. Jå alinhamento de valores é uma das qualidades mais desejadas pelos colaboradores ao buscar um novo emprego

Em 2025 o mercado de trabalho brasileiro enfrenta desafios significativos na captação de talentos qualificados, impulsionados por taxas de desemprego historicamente baixas. De acordo com o “Guia Salarial 2025” da consultoria Robert Half, hĂĄ uma competição acirrada por profissionais qualificados. “O Brasil tem taxas de desemprego em nĂ­veis historicamente baixos, porĂ©m, o mercado segue enfrentando desafios significativos na captação de talentos qualificados. Esse cenĂĄrio cria uma competição acirrada, tornando a disponibilidade de pessoas com conhecimento necessĂĄrio para as funçÔes um desafio constante para as empresas”, pontua a consultoria em seu relatĂłrio.

As dificuldades para a contratação de talentos qualificados pelas empresas, são, de acordo com o levantamento da Robert Half:

-ContrataçÔes permanentes (efetivas): 44% expansão/36% manutenção;

-Alocação por projetos (até seis meses): 32% expansão/38% manutenção;

-Alocação por projetos (+ de seis meses): 27% expansão/38% manutenção.

A receita para mudar esse cenĂĄrio e se destacar na corrida pela contratação do profissional perfeito para a vaga ofertada tem que partir das empresas, que precisam ampliar sua atratividade, indo alĂ©m do reconhecimento financeiro e focando no “salĂĄrio emocional”.

Carolina Ferreira, diretora de Gente & ASG da Alelo, destaca a importùncia de fatores como qualidade do ambiente de trabalho, relaçÔes interpessoais saudåveis, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, identificação com a cultura organizacional, impacto gerado pelo negócio, oportunidades de desenvolvimento de carreira e capacitação profissional como principais pontos para atrair e reter talentos.

“É crucial investir em um ambiente colaborativo e em capacitação para preparar os profissionais para os novos perfis laborais, mitigando riscos de desigualdade e maximizando oportunidades na nova era do trabalho. A Alelo elegeu o ano de 2025 como o ano das lideranças. Por isso, a companhia segue promovendo a capacitação dos lĂ­deres atuais, alĂ©m de investir fortemente na cultura de formação de novos lĂ­deres em sinergia com os valores e propĂłsitos da Alelo”, explica Carolina Ferreira.

A executiva ressalta também que para enfrentar esses desafios, as empresas devem adotar tecnologias que complementem o trabalho humano, promovendo uma colaboração equilibrada entre humanos e måquinas.

“O uso das ferramentas de IA para colaborar na gestĂŁo de pessoas e contratos de clientes Ă© uma tendĂȘncia de mercado. A Alelo segue antenada Ă  essas movimentaçÔes e visualiza um futuro interessante no uso dessas tecnologias, onde poderĂĄ, por exemplo, combinar a anĂĄlise de dados de modo ĂĄgil e proporcionar insights para que se crie estratĂ©gias personalizadas para cada cliente e seus colaboradores na disponibilização de crĂ©dito em seus cartĂ”es multibenefĂ­cios, colaborando para a atração e retenção de talentos”, comenta a executiva.

Diante desse cenĂĄrio, a Alelo, empresa especialista em benefĂ­cios, gestĂŁo de despesas corporativas e incentivos lĂ­der do mercado, traz algumas reflexĂ”es sobre tendĂȘncias que dominarĂŁo o mercado de trabalho ao longo deste ano.

InteligĂȘncia Artificial (IA) e Machine Learning (ML): as duas tendĂȘncias que apoiarĂŁo o mercado de trabalho em 2025

A inteligĂȘncia artificial (IA) desempenha um papel crucial na transformação do mercado de trabalho. Segundo o “Informe sobre o Futuro dos Empregos 2025” do FĂłrum EconĂŽmico Mundial, a IA generativa e tecnologias relacionadas como o Machine Learning (ML) ou, o Aprendizado de MĂĄquina, estarĂŁo por trĂĄs de mudanças significativas nos modelos de negĂłcios nos prĂłximos cinco anos. Espera-se a criação de 170 milhĂ”es de novos empregos globalmente, enquanto 92 milhĂ”es podem ser eliminados, resultando em um saldo positivo. Setores como agricultura, construção, saĂșde e educação superior devem experimentar crescimento, enquanto funçÔes dependentes de habilidades repetitivas, como trabalhadores administrativos e operadores de maquinaria, estĂŁo em declĂ­nio.

Um ponto importante que o mercado de trabalho deve estar atento junto aos colaboradores é a promoção sobre entendimento ético e do uso dessas tecnologias como suporte, não de maneira para substituir as habilidades dos funcionårios, mas por meio de treinamentos pråticos.

Entre os principais benefícios da IA estå a automatização de tarefas repetitivas, que liberam os colaboradores para se dedicarem a atividades estratégicas e criativas.

Como atrair os jovens da Geração Z e seus valores para o mercado?

Formada por pessoas nascidas entre 1997 e 2012, a Geração Z se desenvolveu com indivíduos em um mundo hiperconectado, ao toque dos dedos ou próximo por um clique, com agilidade de resposta nunca antes vista na humanidade. Esses fatos influenciam sua percepção de mundo e também os valores que guiam esses jovens profissionais.

A perspectiva do mercado, como a vista no “Guia Salarial 2025” da consultoria Robert Half, Ă© que essas pessoas representem em 2025 cerca de 27% da força de trabalho global, o que mostra a necessidade de os empregadores se adaptarem a esses profissionais.

Porém, para que sejam vistos como empregadores atrativos, as empresas precisam alinhar suas pråticas aos valores dessa geração, que prioriza segurança no emprego, flexibilidade e qualidade de vida, que são as prioridades de profissionais mais jovens em relação aos ganhos salariais.

Em resumo, o sucesso no mercado de trabalho em 2025 dependerĂĄ da capacidade das empresas de se adaptarem Ă s novas realidades, valorizando o capital humano, investindo em tecnologia e promovendo ambientes inclusivos, seguros e integradores.

Para ficar por dentro de mais dicas interessantes confira este e outros textos no Blog da Alelo.

*Sobre a Alelo:

Somos Alelo. Conectamos pessoas de norte a sul, de gente pra gente.

Com 21 anos de histĂłria, nos tornamos especialistas em benefĂ­cios, gestĂŁo de despesas corporativas e incentivos – tudo isso dentro dos segmentos de alimentação, cultura, transporte e saĂșde. O que oferecemos pro mundo?
Produtos e serviços: Alelo Tudo, Alelo Refeição, Alelo Alimentação, Alelo Natal, Alelo Multibenefícios, Alelo Mobilidade, Veloe Go, Alelo Gestão de VT, Alelo Cultura e Pede Pronto.
SoluçÔes para estabelecimentos comerciais: Painel Meu Negócio, Alelo Desenvolve, Antecipação de Recebíveis e Mais Clientes, além de parcerias com foco em gestão de resíduos e sistema ERP.
CartÔes pré-pagos: Alelo Despesas, Alelo Pagamentos, Alelo Premiação e agora o Alelo Pod.
E todos os dias oferecemos tranquilidade para mais de 150 mil empresas-clientes e 10 milhĂ”es de pessoas que confiam na gente. Sem esquecer que contamos com a maior rede de estabelecimentos comerciais afiliados do Brasil. É assim que, desde 2013, lideramos o setor de benefĂ­cios no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).

Rodrigo Ferreira
Rodrigo Ferreira
Fundador e CEO do portal Hora do Emprego DF, Ă© graduado em Sistemas de Informação e possui especialização em criação de conteĂșdo para web. Atua como redator e editor do site, produzindo matĂ©rias sobre oportunidades de emprego, cursos gratuitos, concursos pĂșblicos, renda extra e temas de utilidade pĂșblica. Contato: (61) 99112-4686 E-mail: contato@horadoempregodf.com.br
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