Jovem Aprendiz Banco do Brasil 2022; Veja como se inscrever

Atualizado em 20.03.2022 à 19h00

Programas de Aprendizagem do Banco do Brasil

Você sabe quando o Programa de Aprendizagem do Banco do Brasil começou?  Não é de hoje que o Banco do Brasil atua com programas de aprendizagem. Mais de 37 mil adolescentes em situação de vulnerabilidade já passaram pelos nossos programas de aprendizagem em mais 4 mil dependências espalhadas pelo nosso país. Muitos se tornaram, também, funcionários do BB, o que nos enche de orgulho!

Nosso programa de aprendizagem guarda consonância com as políticas de inclusão social e os princípios de responsabilidade social do Banco. Durante todos esses anos surgiram novos decretos e regulamentos. Nós buscamos nos adaptar e o reformulamos para trazer melhorias. E hoje, sabe como se chama?  Programa Aprendiz BB – PABB.

Nosso objetivo é contribuir para a formação pessoal, social e profissional do aprendiz de forma a prepará-lo e a torná-lo apto para o mercado de trabalho.

Ah, e tem mais! Todo o recrutamento para ser um aprendiz é feito por meio de Entidade Sem Fins Lucrativos credenciadas ao BB.

Buscamos constantemente que nossos aprendizes se adaptem as novas tecnologias e sejam estimulados a enfrentar diferentes situações com criatividade e flexibilidade.

E você, já pensou em ser aprendiz do BB?

Programa Aprendiz BB:

a) idade entre 15 anos e 16 anos incompletos;
b) renda familiar de até meio salário mínimo nacional, per capita;
c) recrutados na rede de escolas públicas ou em escolas particulares, desde que bolsitas, com bom aproveitamento e frequência regular na escola;
d) cursando, no mínimo, a sétima série ou o oitavo ano do ensino fundamental, quando da sistemática de nove anos instituída pela Lei 11.274/2006.

Programa Jovem Aprendiz:

a) idade entre 18 anos e 22 anos incompletos;
b) renda familiar de até um salário mínimo nacional per capita;
c) matriculados na rede de escolas públicas ou em escolas particulares, desde que bolsistas, com bom aproveitamento e frequência regular na escola, caso não concluído o ensino médio.
d) cursando, no mínimo, a primeira série do ensino médio, caso não concluído o ensino médio. Se tiver concluído o ensino médio, não pode estar cursando ou ter concluído o nível superior.

Programa Aprendiz BB

– remuneração de 1 salário mínimo nacional;
– auxílio alimentação de R$ 200,00;
– vale transporte;
– plano de saúde.

Programa Jovem Aprendiz

– remuneração de 1,5 salário mínimo nacional;
– auxílio alimentação de R$ 200,00;
– vale transporte;
– plano de saúde.

Admissão e vínculo empregatício

Os aprendizes são contratados na modalidade indireta por meio de Entidades Sem Fins Lucrativos (ESFL) validadas pelo Ministério do Trabalh, pelo prazo de dois anos (24 meses), sem possibilidade de renovação. A seleção dos aprendizes é feita pelas entidades assistenciais sem a interferência do Banco. O vínculo empregatício também se estabelece com as entidades e não com o Banco do Brasil.

O candidato a aprendiz deverá se cadastrar junto a uma das ESFL parceiras do Banco do Brasil CLICANDO AQUI, que desenvolva ações sociais com adolescentes e jovens em sua cidade/bairro/comunidade. Para obter informações sobre as entidades conveniadas, o interessado deverá procurar informar-se, na sua região ou município, junto às associações de classes, comunitárias e/ou direto em entidades filantrópicas que assistam jovens.

A jornada de trabalho será de 4 horas diárias para o adolescente e de 6 horas diárias para o jovem, em horário compatível com o escolar, com direito a 15 minutos de descanso. Durante o período do contrato, os aprendizes recebem capacitação teórica e prática, sendo que quatro (4) dias úteis da semana são destinados à aprendizagem prática no Banco e  um (1) dia útil à aprendizagem teórica na entidade assistencial. A carga horária da aprendizagem varia de acordo com a modalidade do Programa:
LEIA TAMBÉM: 

Programa Aprendiz BB: são 552h (30%) de aprendizagem teórica na ESFL e 1.288h (70%) de aprendizagem prática no Banco, totalizando 1.840h de carga horária.

Programa Jovem Aprendiz: são 828 h (30%) de aprendizagem teórica compartilhada entre a ESFL e o Banco, e 1.932 h (70%) de aprendizagem prática no Banco, totalizando 2.760 h de carga horária.

Convênio com as Entidades Sem Fins Lucrativos (ESFL)

A Entidade Assistencial interessada em ser parceira do Programa, deverá procurar a agência BB mais próxima.

A Entidade Assistencial interessada em ser parceira do Programa, deverá procurar a agência BB mais próxima.