Como montar o currículo para 1º emprego

O Hora do Emprego DF faz questão de ensinar aos seus seguidores como montar o currículo para 1º emprego.

O que um candidato sem experiência deve colocar no currículo? É preciso “enchê-lo” com as suas habilidades e dizer o que quer aprender? Essas são algumas das dúvidas de quem está em busca da primeira oportunidade no mercado de trabalho.

Quando o recrutador vê a idade no currículo já imagina que o candidato não tem experiência, e isso não é visto como um problema. Ele deve sempre colocar em destaque o que tem de melhor: a formação escolar, um idioma, experiência profissional fora do mercado, conhecimentos em idiomas, informática e cursos extracurriculares ou profissionalizantes ajudam a compor a lista de habilidades que podem ser apresentadas.

Resultado de imagem para PRIMEIRO EMPREGO

O candidato também pode destacar algumas característica que tenha relação com a vaga. “É interessante indicar se ele possui algum conhecimento específico do cargo para qual está concorrendo, assim como sinalizar se possui vivência em alguma atividade específica.

O candidato deve sempre ficar atento ao tamanho do currículo e deve tomar cuidado para não colocar informações desnecessárias. “O recrutador tem uma pilha de currículos na mesa e os muito longos mal são vistos”.

O ideal é evitar escrever habilidades genéricas, como proatividade e criatividade, e destacar os conhecimentos técnicos e habilidades adquiridas em cursos.

Veja passo a passo para montar o currículo para 1º emprego:
1) Dados pessoais
Informações que devem constar no início do currículo: nome completo, idade, estado civil, endereço, cidade, região, telefone (celular, residencial ou para recados) e e-mail.
2) Objetivo
Candidato pode listar o cargo de interesse. Caso ele não tenha uma posição específica, pode citar a área de atuação, como logística, administrativa, entre outras.
3) Formação acadêmica
Deve ser informado o último grau de escolaridade, ou seja, quem não tem nível superior deve citar o nível médio, e assim por diante. A descrição deve ter o nome da instituição, curso e ano de conclusão ou previsão de término.
4) Idiomas, informática e outros cursos
Como o candidato não possui experiência, ele deve mostrar que tem outras habilidades que poderão ser utilizadas no emprego.
5) Voluntariado e outras experiências
As experiências no mercado informal são válidas e podem ser citadas. O voluntariado é muito valorizado pelas empresas.
6) O que não colocar
– Foto (só quando o empregador solicitar)
– Número de documentos
– Título “currículo vitae” ou “currículo”
– Nome de pais, marido ou esposa e filhos
– Referências pessoais (contatos de pessoas que podem falar sobre o profissional não devem ser indicados)
– Pretensão salarial
– Cartas de referência
– Certificados de cursos realizados
– Data e assinatura
– Habilidades genéricas, como proatividade e criatividade

Disponibilizamos logo a baixo o link para fazer o Download o modelo de currículo para 1º emprego.

Nós ficamos muito felizes porque conseguimos ajudar a vocês. Por isso mesmo pedidos que COMPARTILHEM esses modelos Clicando no botão de compartilhar logo abaixo. Isso é de grande valia para nós. Boa sorte.

DOWNLOAD DO CURRÍCULO

 

DEPOIMENTOS