Instituto Federal da região abre 3.995 vagas em cursos TÉCNICO GRATUITOS; Veja como se inscrever

É possível estudar de graça nos institutos federais? Saiba tudo sobre as quase 4 mil vagas abertas em cursos técnicos

Recentemente, um instituto federal abriu 3.995 vagas em cursos técnicos de diversas áreas de atuação. Com essas oportunidades gratuitas, estudantes e trabalhadores podem complementar o currículo, expandir o nível de conhecimentos e até mesmo modificar os rumos da carreira. Por isso, o público quer saber: como se inscrever nas quase 4 mil vagas e estudar de graça no instituto federal?

Os cursos técnicos, para quem não sabe, estão incluídos em uma categoria especial do Sistema de Ensino Brasileiro. Ou seja: elas são bem diferentes dos cursos superiores, ministrados em faculdades e universidades. Com os cursos técnicos, os estudantes recebem certificados que permitem a entrada no mercado de trabalho. Explicamos abaixo tudo que você precisa saber sobre as 3.995 vagas abertas recentemente; confira.

Instituto Federal abre quase 4 mil vagas em cursos técnicos

No dia 30 de agosto de 2022, o Instituto Federal abriu 3.995 vagas em cursos técnicos. Dessas vagas, 2.575 estão em cursos técnicos-integrados, 1.360 em cursos técnicos-subsequentes e 60 em cursos técnicos-subsequentes de instrumentos musicais. O processo seletivo é gratuito, e não depende de prova objetiva. As aulas são presenciais, e começam no primeiro semestre de 2023.

Veja também: 755 VAGAS GRATUITAS EM CURSOS PROFISSIONALIZANTES GRATUITOS NO PRONATEC; CONFIRA COMO SE INSCREVER

Quem pode se inscrever nas aulas?

As vagas dos cursos técnicos, que foram abertas recentemente pelo Instituto Federal, estão disponíveis para estudantes que estão cursando o 9º ano (a antiga 8ª série) do Ensino Fundamental. Para esse público, a inscrição deve ser realizada nos cursos integrados. Agora, para estudantes que estão terminando o Ensino Médio (ou que já terminaram os estudos e desejam fazer um curso profissionalizante), a alternativa envolve os cursos subsequentes, que duram cerca de dois anos.

Conheça alguns dos cursos técnicos com vagas em 2022

Os cursos técnicos do Instituto Federal envolvem diversas áreas de atuação. Cada modalidade (integrado, subsequente e de instrumentos musicais) conta com um edital diferente. Basta acessar os documentos para conferir todas as aulas disponíveis. Listamos abaixo os cursos mais populares; confira.

  • Meio ambiente;
  • Multimídia;
  • Serviços jurídicos;
  • Edificações;
  • Eletromecânica;
  • Informática;
  • Mineração;
  • Química;
  • Administração;
  • Transações imobiliárias;
  • E muito mais.

Veja também: 180 CURSOS GRATUITOS COM CERTIFICADOS PELA FUNDAÇÃO BRADESCO NAS ÁREAS DE RECEPÇÃO, ATENDIMENTO, ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE, EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E MUITO MAIS

Onde estão disponíveis as 3.995 vagas? Como se inscrever nos cursos técnicos?

Todas as vagas citadas acima estão disponíveis no Instituto Federal da Paraíba (IFPB). As 21 unidades do IFPB estão espalhadas por diversas cidades do estado, incluindo a capital João Pessoa. As inscrições já estão abertas, e terminam no dia 30 de setembro. Para se inscrever e conferir o edital de todos os cursos, você deve acessar o Portal do Estudante, disponível em https://estudante.ifpb.edu.br/.