Moradores do DF poderão pagar passagem de ônibus com cartão de débito

Moradores do DF poderão pagar passagem de ônibus com cartão de débito

A partir do mês que vem, os usuários do transporte público do DF poderão pagar a passagem com cartão de débito. A experiência faz parte uma parceria entre Mastercard, o Banco de Brasília (BRB) e a Secretaria de Mobilidade.

A ideia é que os primeiros testes sejam realizados em uma empresa de ônibus com frota atual de 500 veículos. Depois, o serviço será ampliado para todo o sistema. “O cartão de débito que você usa em qualquer lugar será usado agora para esse fim”, afirmou o secretário de Mobilidade, Fábio Ney Damasceno. Os detalhes do projeto estão em fase final e, por isso, o nome da empresa de ônibus ainda não será divulgado.

Intitulado Cartão Mais Cidadão, o produto será multifuncional e poderá ser usado para compras e outros serviços, como um cartão de débito comum. “É um dos benefícios que uma smart city pode ter. As pessoas não precisarão mais ter dois, três cartões. Além disso, não terão necessidade de andar com dinheiro para pagar passagem “, ressaltou Damasceno.

Hoje, o Bilhete Único já possibilita ao cidadão a recarga on-line, mas o novo sistema será para o cartão que cai o salário ou que o dinheiro pode ser transferido de uma conta para outra. A parceria com um banco local e com um serviço multifuncional será a primeira da América Latina, segundo afirmou o chefe da pasta.

A medida promete facilitar a vida das empresas e dos usuários, já que muitas vezes falta troco. No Distrito Federal, cerca de 1,5 milhão de pessoas utilizam o sistema de transporte público diariamente.

Damasceno participou, na manhã desta quinta-feira (22/3), do Seminário Internacional O Futuro do Consumo, em São Paulo.

Fonte e texto: Metrópoles

DEPOIMENTOS