Projeto abre 880 vagas em 20 cursos profissionalizantes gratuitos no DF; Veja como se inscrever

A Secretaria de Trabalho do Distrito Federal (Setrab-DF) abriu 880 vagas para 20 cursos gratuitos de qualificação profissional, por meio do Projeto QualificaDF Móvel. As inscrições estão abertas até domingo (23), e podem ser feitas pelo site (veja regras abaixo).

As aulas estão previstas para começar no dia 31 de outubro, e ocorrem nas regiões de Sol Nascente/Pôr do Sol, Sobradinho, Estrutural e BrazlândiaConfira abaixo os cursos, vagas e localidades:

Informações sobre cursos ofereceidos pelo QualificaDF Móvel — Foto: Diário Oficial do DF/Reprodução

Informações sobre cursos ofereceidos pelo QualificaDF Móvel — Foto: Diário Oficial do DF/Reprodução

Requisitos

Para participar do projeto, os candidatos devem ter, no mínimo, 17 anos e, no máximo, 70 anos. Além disso, é necessário:

  • Residir, preferencialmente, nas regiões onde ocorrem os cursos
  • Estar, preferencialmente, em situação de vulnerabilidade social, em busca de qualificação ou requalificação profissional
  • Ser beneficiário do seguro-desemprego, desempregado ou trabalhador informal

Inscrições

Além de estar disponível no site, o formulário de inscrição também pode ser preenchido presencialmente, nas Agências do Trabalhador. No entanto, nesse caso, o prazo vai até sexta-feira (21), das 8h às 12h e das 13h às 17h (confira os endereços das agências aqui).

A secretaria informa que a pré-matrícula nos cursos vai ocorrer por ordem cronológica de inscrição. No entanto, segundo a pasta, se houver uma quantidade maior de interessados do que o número de vagas disponíveis, os excedentes serão incluídos em uma lista de espera.

Resultado e matrículas

Fachada da Agência do Trabalhador em Taguatinga, no Distrito Federal — Foto: Luciana Amaral/G1

O resultado da pré-matrícula e a convocação dos candidatos serão divulgados no site da secretaria, a partir do dia 24 de outubro.

Caso não tenham apresentado os documentos necessários no ato da inscrição, os candidatos convocados devem fazer isso entre os dias 25 e 28 de outubro, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Aulas

Os cursos têm carga horária de 80 horas/aula e serão ministrados nos turnos matutino (8h às 12h) e vespertino (14h às 18h). Para receber o certificado, o aluno deve cumprir a frequência mínima de 75% da carga horária total, com aproveitamento do curso de no mínimo 60%.

Fonte: G1