Pronatec abre 3.450 vagas em cursos de qualificação profissional ou FIC; alunos vão receber auxílio estudantil de R$ 10 por dia

A Secretaria de Educação  está com inscrições abertas para diversas vagas de cursos técnicos. Estudantes do ensino fundamental e médio devem se candidatar, por meio eletrônico, no  Portal da Educação (http://www.educacao.ba.gov.br/).

O processo de seleção será feito através de sorteio eletrônico, de maneira aleatória e imparcial, no próximo dia 18. Já a lista com resultado final da seleção será disponibilizada no dia 21 deste mês, no mesmo site.

Pronatec abre mais de 3.450 vagas em cursos de qualificação profissional ou FIC
Imagem: Divulgação/Pronatec

É importante saber

As matrículas deverão ser efetuadas de forma online entre os dias 21 e 25 de março. Para isso, é preciso enviar uma mensagem com todos os documentos solicitados no edital para o e-mail pronatecfic2022.1@enova.educacao.ba.gov.br.

As aulas começam no dia 28 de março e serão ministradas presencialmente. Por isso, os estudantes matriculados receberão um auxílio, no valor de R$ 10 por dia de aula frequentada, para custear o transporte e a alimentação.

Veja também: SENAI OFERECE DIVERSOS CURSOS GRATUITOS EM TODO O BRASIL: CONFIRA OPÇÕES E COMO SE INSCREVER

Distribuição das vagas

No total serão 3880 vagas distribuídas entre o programa Técnicos de Nível Médio Concomitantes ao Ensino Médio (Mediotec) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O Mediotec terá 425 vagas para os cursos, divididas em três Eixos Tecnológicos e quatro cursos de nível técnico, formando 17 turmas com 25 alunos cada.

Já o Pronatec ficará com 3455 vagas nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), nas quotas do Qualifica Mais Emprega Mais e Novos Caminhos. Elas valem para quem estuda no Ensino Fundamental de instituições públicas Federais, Estaduais e Municipais, ou que comprovem a condição de bolsistas integral em instituições filantrópicas e privadas.

Os Cursos do Mediotec

Os cursos técnicos (Mediotec) têm carga horária entre 800 e mil horas. Os estudantes matriculados no 1º e 2º anos do ensino médio realizarão o curso no contraturno do Ensino Regular. N essa modalidade, as vagas serão para os cursos técnicos de Vendas, Paisagismo, Hospedagem e Administração.

Veja também: BANCO SICOOB CONTRATA EM TODO O BRASIL – 2022

Os Cursos do Pronatec

Esses cursos da FIC são mais compactos, com curta duração, em torno de 160 a 240 horas. Eles visão a capacitação, atualização e aperfeiçoamento profissional dos estudantes em todos os níveis de escolaridade.

A modalidade está distribuída em sete eixos tecnológicos e 18 cursos de qualificação profissional. Será um total de 125 turmas, compostas por 25 a 30 alunos, divididos por 106 municípios nos 27 territórios.