You dont have javascript enabled! Please download Google Chrome!

Regularizar Título de Eleitor pela Internet: Menos de um mês para normalizar qualquer Pendência!

Compartilhar!

Regularizar Título de Eleitor pela Internet – Confira todos os detalhes sobre como regularizar qualquer pendência para conseguir votar neste ano sem ter maiores problemas!

Mesmo com toda a situação de isolamento gerada pela pandemia do novo coronavírus, alguns eventos são aguardados para o segundo semestre. É o caso das votações para prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Mas para fazer parte da festa da democracia é necessário regularizar o Título de Eleitor caso tenha alguma pendência.

São milhares de brasileiros e brasileiras que precisam fazer a regularização do documento bem como a biometria. Para isso o TRE definiu um prazo e está disponibilizando a oportunidade para fazer isso sem precisar sair de casa em algumas regiões.

Confira a seguir como fazer isso e fique ligado para não perder os prazos. Garanta que não tenha nenhuma pendência para conseguir ter sua documentação sempre de forma regular. Saiba mais!

Regularizar Título de Eleitor
Imagem: Divulgação

Regularizar Título de Eleitor 2020

Primeiramente, você sabia que é necessário regularizar o título de eleitor em 2020? Isso serve para todas as pessoas que podem estar com alguma complicação ou pendência no seu documento ou no Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Todos os cidadãos que não estão em dia com o título de eleitor devem ficar atentos para um prazo máximo que foi estabelecido pelo Tribunal Eleitoral (TRE). É necessário regularizar a situação para pode votar nas eleições municipais de outubro de 2020. Serão escolhidos: prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Saiba como conferir a Situação do CPF  e Regularize o Documento!

Existem, porém, um prazo para regularizar o título de eleitor: dia 06 de maio. Essa data específica também ser para jovens de 16 anos que deverão votar pela primeira vez e querem solicitar o documento.

Título de Eleitor Cancelado e suas Consequências

Muitas pessoas perguntam: “se eu estou com o título de eleitor cancelado, o que acontece?”. O primeiro ponto é que você não poderá declarar seu voto, não podendo ir até uma das urnas em outubro.

Além disso, o título de eleitor cancelado pode gerar consequências. Entre elas estão:

  • Cidadão não pode mais tirar passaporte;
  • Não pode realizar Concursos e tomar posse de cargos públicos;
  • Proibido de fazer matrícula em universidades públicas;
  • Não consegue Empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo Governo;
  • Cancelado o título, não poderá votar até regularizar a situação; entre outras restrições.

Como Regularizar Título Eleitoral Online

Por fim, como regularizar título eleitoral online? É possível? Graças ao isolamento por conta da pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas, principalmente no grupo de risco de idosos, não podem ir até unidade do TRE local.

Foi pensando nisso o Portal do TRE está oferecendo diversos serviços para serem acessados em casa. Isso garante que você não precise ir até uma unidade da Justiça Eleitoral para fazer consulta sobre sua situação eleitoral, endereço do local de votação, entre outros.

Mas então como regularizar o título de eleitor pela internet? A recomendação do TRE é a seguinte:

  • Acesse a plataforma e preencha o formulário Título Net, no site do TSE; http://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-de-eleitor/pre-atendimento-eleitoral-titulo-net/titulo-net 
  • Depois de fazer a solicitação, a recomendação é que você envie a solicitação acompanhada de sua documentação para o e-mail da sua zona eleitoral;
  • Para saber a sua zona e conferir mais informações você pode acessar o site do TRE da sua região e procurar por cidade, zona eleitoral ou CEP;
  • A documentação digitalizada exigida é: comprovante de residência recente, documento de identificação válido (RG, CNH, Certidão de Nascimento, etc).

Caso não encontre o e-mail da sua zona eleitoral, procure o número do telefone do tribunal da sua região buscando ‘TRE + sua cidade no Google’ e peça essa informação diretamente.

IMPORTANTE: Essa atendimento a distância está sendo feito de forma extraordinária, mas logo que o atendimento presencial voltar os eleitores serão convocados aos cartórios para finalizar o procedimento.

Fonte: https://pronatec.pro.br/


 

Grupos
error: Alert: O conteúdo está protegido!!
DEPOIMENTOS