Universidade de Harvard oferece curso gratuito, online e totalmente em português para brasileiros; Veja

Universidade de Harvard - curso gratuito - cursos gratuitos - curso gratuito online - EAD
Universidade de Harvard oferece curso gratuito de ciência da computação, 100% on-line e em português – Divulgação/Harvard

A Fundação Estudar está disponibilizando o curso gratuito CC50, totalmente atualizado para aqueles que desejam entrar no setor de programação. Este curso online é um dos mais populares da Universidade de Harvard

Fundação Estudar já está disponibilizando o curso gratuito CC50, de introdução à ciência da computação, que é um dos mais populares da Universidade de Harvard. Este curso completou dez anos no ano passado e ganhou uma nova versão em alta resolução com as atualizações que surgiram nos últimos anos. As aulas do curso online estão disponíveis com legendas em português.

Curso online de Ciência da Computação da Universidade de Harvard está totalmente em português

Além das atualizações de conteúdo e formato, o programa ganhou uma expansão e sua duração passou para 11 semanas, o que antes era apenas 10. Agora, as aulas do curso gratuito estão disponíveis no ambiente de desenvolvimento próprio do curso da Universidade de Harvard original. Vale ressaltar que CC50 é a tradução do original “CS50”, mas com foco no público que fala português nativamente.

Artigos recomendados

O curso online pode ser uma ótima chance tanto para aqueles que querem começar uma carreira no setor de tecnologia, para quem está entrando na universidade, quanto para aqueles que desejam seguir outra carreira e também para aqueles que buscam aprender um pouco sobre programação.

CC50 tem como foco pessoas sem nenhum conhecimento, mas que desejam aprender sobre Ciências da Computação. Nas aulas do curso online da Universidade de Harvard, os alunos aprenderão conceitos básicos de internet e computação, como algoritmos, desenvolvimentos de projetos, programação, além de terem acesso a uma comunidade de estudantes de diversos níveis de experiência no setor.

É importante frisar que as aulas serão ministradas pelos professores: David J. Malan, professor de Práticas de Ciência da Computação, membro da Faculdade de Educação na Universidade de Harvard e também criador do curso CS50; Brian Yu, professor em Ciência da Computação na Divisão de Educação Contínua na Universidade de Harvard; e Doug Lloyd, professor de Ciência da Computação na Divisão de Educação Contínua na Universidade Harvard.

Como serão ministradas as aulas do curso gratuito?

Ao total, serão 25 horas de aulas em vídeo com teoria e estudo de caso e o curso visa ensinar como pensar algoritmicamente e resolver problemas de programação de forma eficiente, além de Introdução à Programação e à Ciência da Computação e familiaridade com linguagens de programação como C, SQL, Python, Javascript, HTML e CSS.

O curso online também ensinará como desenvolver e apresentar um projeto final, conceitos de algoritmos, abstração, estruturas de dados, gerenciamento de recursos, encapsulamento, segurança, desenvolvimento web, engenharia de software, entre vários outros.

Para cursar o CC50, é necessário acessar a página do curso e clicar em “quero fazer minha inscrição”. Na página, é necessário preencher um formulário com seus dados e confirmar a inscrição para ter acesso ao curso gratuito completo.

Na página do curso, estarão disponíveis a introdução e mais dez módulos de aulas, além de uma apostila de material complementar.

Conheça a Fundação Estudar

A Fundação Estudar é uma organização sem fins lucrativos criada em 1991 com o objetivo de disseminar uma cultura de excelência e alavancar os estudos e a carreira de universitários e recém-formados através da formação de uma comunidade de líderes, do estímulo à experiência acadêmica no exterior.

Até então, mais de 700 líderes se formaram pelo programa Líderes Estudar, 70 mil alunos foram capacitados pelo Cursos Na Prática da Fundação Estudar, e 8 mil jovens se conectaram com grandes empresas do mercado dos eventos da instituição.

Além do Brasil, 25 países já formaram profissionais brasileiros com apoio da fundação e mais de 60 milhões de leitores buscaram conhecimento nos portais de conteúdo Na Prática e Estudar Fora.