Concurso da PC DF (Polícia Civil do Distrito Federal) contará com 230 vagas, confira como se inscrever!

Os editais para as carreiras de delegado e agente de custódia para o Concurso da Polícia Civil do Distrito Federal (PC DF) devem sair no prazo de três meses. A informação veio de Robson Cândido, delegado geral da PC DF, por meio de suas redes sociais. Sendo assim, a expectativa é que os editais sejam publicados ainda no primeiro semestre deste ano, até o mês de junho. Os próximos passos serão desenvolver a respectiva comissão responsável e definir o nome da banca organizadora.

Saiba como as vagas estão distribuídas no Concurso da PC DF

Neste último anúncio feito em suas redes sociais, Cândido informou um número menor de vagas abertas para o cargo de delegado, no total de 80 oportunidades, sendo 40 imediatas e 40 para cadastro reserva.

É importante lembrar que a autorização do concurso da PC DF contava com o total de 150 vagas para este cargo. Com isso, a Polícia Civil do Distrito Federal deve contar com uma oferta de 230 vagas, distribuídas entre os cargos de delegado, sendo 40 oportunidades imediatas e 40 para cadastro reserva, agente de custódia com 50 vagas imediatas e 100 para cadastro reserva.

Para concorrer ao cargo de delegado é necessário possuir formação de nível superior em direito, além de três anos de atividade jurídica e carteira de habilitação (CNH) a partir da categoria B. Para este cargo, o salário inicial oferecido é de R$ 18.177,32. Já como benefício, os servidores contarão com auxílio-alimentação de R$ 458, auxílio creche e auxílio plano de saúde. Para agentes, ainda não foram confirmadas as exigências e salários.

Saiba como serão as provas do concurso da PC DF

No concurso público da Polícia Civil do Distrito Federal para o cargo de delegado, segundo o regulamento oficial publicado em maio do ano passado, o processo seletivo contará com prova objetiva de conhecimentos gerais e específicos, de caráter classificatório e eliminatório, prova discursiva de conhecimentos jurídicos, prova oral de conhecimentos jurídicos, exames biométricos e avaliação médica, avaliação biopsicossocial para os candidatos que solicitaram concorrer às vagas destinadas às pessoas com deficiência. Prova de capacidade física, avaliação psicológica, sindicância de vida pregressa e investigação social de caráter eliminatório.

A prova objetiva será constituída de disciplinas como Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Civil ou Empresarial, Direito Processual Civil, Direito Tributário e Direito Ambiental, todos precedidos de Legislação Complementar. A prova discursiva envolve obrigatoriamente o desenvolvimento de uma peça relativa à atividade de política judiciária, sem prejuízos de outras questões, onde se avaliará o conhecimento do candidato relacionado aos mesmos temas anteriores.

Segundo o regulamento, na prova discursiva também serão avaliados o uso das normas do registro formal culto da língua portuguesa e a capacidade de expressão na modalidade escrita. Já a prova oral contará com as disciplinas de Direito Administrativo, Constitucional, Penal e Processual Penal.

Vantagens de ser concursado na Polícia Civil do Distrito Federal

A Polícia Civil é uma instituição histórica que exerce funções de polícia judiciária nas unidades federativas do Brasil. Entre os principais atrativos da instituição estão as remunerações, benefícios, progressão de cargos e regime de contratação estatutário, gerando uma grande estabilidade empregatícia. 

Entre os requisitos está a estabilidade no emprego, visto que, para que haja demissão, é necessário a abertura de todo um processo administrativo que prove que o policial cometeu de fato uma infração. O destaque e reconhecimento também são ótimos benefícios, pois o policial é visto como referência para a população, possibilitando se destacar como liderança local.