Editora Senac-DF lançará segunda edição de livro com mil e uma curiosidades sobre Brasília e seus personagens, escrito por Hélio Queiroz

Editora Senac-DF lançará segunda edição de livro com mil e uma curiosidades sobre Brasília e seus personagens, escrito por Hélio Queiroz

A falta de registros que documentassem, de forma simples, histórias interessantes sobre a capital federal foi o que motivou o empresário Hélio Queiroz a escrever o livro “1001 coisas que aconteceram em Brasília e você não sabia”. A editora Senac-DF relançará o título, em uma versão ampliada, no próximo dia 20 de junho, às 19h, no Espaço Oscar Niemeyer, na Praça dos Três Poderes.

O autor explica que a obra é fruto de três anos intensos de pesquisa. “Ouvi mais de cem pioneiros da cidade, individualmente e pessoalmente. Sou um baiano de nascimento e brasiliense de coração, queria que fatos curiosos e pitorescos pudessem ser acessíveis. Tem muita coisa interessante que as pessoas nem imaginam”. Queiroz cita por exemplo o local onde funcionou o primeiro aeroporto de Brasília que é hoje onde está a  Rodoferroviária. “O balão do aeroporto também não tinha esse nome, ele era conhecido como bambolê da Dona Sarah (Kubistchek)”, diz.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, assinou a contracapa do livro. “Esta é a segunda vez que o Senac-DF edita essa obra. Já o fizemos em 2014 e é com muito orgulho que a reeditamos agora. Acreditamos que os acontecimentos não podem ser apenas uma conexão matemática de números e datas ou a memorização de nomes próprios. Quem nunca ouviu uma boa história passada de avô para neto ou de pai para filho? A linguagem verbal é uma das mais remotas e têm um papel muito importante no desenvolvimento das culturas. Ouvir e recontar histórias contribui para a criação de um pensamento crítico”.

O empresário e ex-vice-governador Paulo Octávio escreveu um dos textos de abertura do livro. “O rico trabalho de pesquisa e o texto objetivo vão agradar a todos que lerem este livro. E, garanto, serão páginas que vão imortalizar histórias e personagens que nunca deveriam ter sido relegados a segundo plano. Esta é a grande virtude deste trabalho: o resgate da maravilhosa epopeia que estamos escrevendo desde o famoso comício de Jataí, em 4 de abril de 1955”, comentou Paulo Octávio.

O senador Izalci Lucas é o autor da apresentação. “Vale a leitura atenta. Vale a diversão com as histórias curiosas desse nosso povo e que Hélio Queiroz tão bem nos brinda com sua inteligência e toque. Vale o conhecimento detalhado de cada etapa dessa luta que o grande estadista Juscelino Kubistchek (JK) com coragem, tenacidade, competência e vontade política fez o coração do Brasil pulsar e guiar os nossos destinos, ligando regiões e gentes, desenvolvendo as nossas riquezas e despertando consciências sobre a importância de nosso país”, escreveu.

Sobre o autor

Hélio Queiroz é baiano, do pequeno povoado de Lagoa Grande. Chegou em Brasília na década de 1980. É administrador de empresas, jornalista, escritor, poeta, vice-presidente do Conselho Regional de Administração do Distrito Federal, vice-presidente do Sindicato das empresas de eventos do DF, diretor do Sindicato das empresas de Varejo do DF, vice-presidente administrativo da Federação do Comércio do DF e presidente do Jornal Alô Brasilia. Nas eleições de 2018, foi candidato ao Senado Federal e vice-presidente de um partido político. Hélio é um grande entusiasta de questões sociais, sendo idealizador e executor de diversas ações e projetos de responsabilidade social, desenvolvidas pelo Instituto Brasileiro de Gestão Social e Pesquisa, do qual é presidente. Por sua dedicação no constante trabalho pela evolução de Brasília recebeu diversos prêmios, entre eles o título de Cidadão Honorário de Brasília e o Mérito Cidadão Candango.

Serviço
Lançamento da 2ª edição do livro “1001 coisas que aconteceram em Brasília e você não sabia” (versão ampliada), de Hélio  Queiroz. Editora Senac-DF.
Dia 20 de junho, às 19h, no Espaço Oscar Niemeyer, Praça dos Três Poderes