Faculdade Senac-DF dá início ao projeto de incubadora para estimular a inovação e o empreendedorismo

Faculdade Senac-DF dá início ao projeto de incubadora para estimular a inovação e o empreendedorismo

A Faculdade de Tecnologia e Inovação Senac-DF deu início às atividades do projeto da incubadora da instituição. Foram selecionados 12 estudantes, por meio de edital, que vão desenvolver ações por três semestres.

A primeira atividade proposta pela incubadora foi o Ideathon – onde os alunos reúnem-se em grupos e cada equipe recebe um desafio para solucionar problemas. Os estudantes resolveram questões nas áreas de Turismo, Tecnologia da Informação e Desenvolvimento de pequenas empresas, entre os dias 31 de março e 7 de abril. Foram entregues como resultado pitches (apresentações) de dois minutos, que serão avaliados.

A próxima fase será a de capacitação dos alunos dentro da incubadora, em parceria com o Sebrae-DF, que ministrará disciplinas como aspectos jurídicos para startup, modelagens de negócios, finanças e investimentos, prototipação e outras. “As aulas ocorrerão no contraturno dos estudantes na Faculdade, a fim de não prejudicá-los”, explica o professor da faculdade, responsável pela incubadora, Márcio Gonçalves. Ele acrescenta que os planos de negócio serão avaliados por critérios de inovação, possibilidade de implementação e criatividade.

O diretor da Faculdade Senac-DF, Luis Afonso Bermudéz, afirma que a incubadora funcionará nesta primeira edição como projeto piloto. “Queremos apoiar não apenas o estudante que está à procura de emprego, mas aqueles que também usam  a criatividade e a inovação para colocar um produto de qualidade no mercado. Estamos oferecendo os professores, nossa estrutura e nossa capacidade de articulação com organizações”.

Sobre a incubadora

O objetivo da incubadora é  capacitar os estudantes e buscar parcerias para viabilizar as empresas. “A nossa ideia é que a Faculdade Senac-DF seja um hub para aproximar governo, empresas e academia aos projetos dos alunos”, diz o professor Márcio.

O programa de programa de três semestres engloba fases de avaliação, de capacitação e de rodas de negócios de empresas e de investidores. De acordo com Márcio, a vantagem de o aluno participar do projeto é alavancar seu negócio. “Ele aprende a empreender por contra própria ou sendo absorvido por outras empresas”.

Issac Oliveira, aluno do segundo semestre de Ciências de Dados, é um dos selecionados. Ele contou que o trabalho do Ideathon foi desafiador e deu um parâmetro de como serão as próximas etapas. “Por mais difícil que seja, vou dar o meu melhor. Tenho certeza de que a minha participação no projeto vai agregar muito ao meu currículo e terei a oportunidade de ter aulas com professores muito capacitados”, afirmou. Isaac falou que já tem um projeto de uma empresa com dois alunos e um amigo do trabalho.