USP abre dezenas de vagas em cursos gratuitos na modalidade EAD para candidatos de todo o Brasil

O processo de seleção para o Mestrado em Educação da USP abriu inscrições na última segunda-feira (13), para 83 vagas. O edital informa que há reserva de vagas em cursos gratuitos EAD para aqueles que se declaram negros, pessoa com deficiência, indígena ou pessoa trans no ato da inscrição, através de formulário específico para cada situação.

Saiba quais são as áreas de concentração dos cursos gratuitos EAD

As oportunidades são em seis áreas de concentração com foco para ingresso no segundo semestre deste ano e para o primeiro semestre de 2024 segundo descrito a seguir. Para Cultura, Filosofia e História da Educação estão abertas 6 vagas para este ano e 12 para 2024. Educação Científica, Matemática e Tecnológica são 5 vagas em cursos gratuitos para este ano e 1 para 2024. Educação, Linguagem e Psicologia conta com 12 vagas para 2023 e 7 para 2024.

Para Educação e Ciências Sociais: desigualdades e diferenças são 11 vagas para 2023 e 6 oportunidades para 2024. Estado, Sociedade e Educação são 5 para 2023 e 5 para o próximo ano. Por fim, mas não menos importante, o Curso de Formação, Currículo e Práticas Pedagógicas são 7 para 2023 e 6 para 2024.

O processo seletivo contará com 3 etapas, sendo elas: Prova de Conhecimentos Específicos, Arguição. A prova será aplicada nos dias 10, 11 e 12 de abril em horários diversos conforme a linha de pesquisa. 

Saiba como realizar sua inscrição nos cursos gratuitos EAD

A página do Programa de Pós-Graduação em Educação da USP receberá gratuitamente as inscrições entre os dias 13 e 17 deste mês. Aqueles que têm interesse devem indicar se concorrerão como ampla concorrência ou pelo sistema de cotas. Outro procedimento é anexar a documentação listada a seguir no formato PDF como Currículo Lattes em arquivo único, Candidatos cotistas devem anexar a respectiva declaração de autodeclaração, projeto de pesquisa segundo as diretrizes do apêndice 2 do edital. A lista das inscrições homologadas estará disponível em 3 de abril. Aqueles que não encontrarem seu nome na lista poderão recorrer no dia 4 e, as respostas dos recursos serão publicadas em 5 de abril.

No dia 10 de abril, das 8h às 11h será aplicada a prova de Cultura, Filosofia e História da Educação e das 13h às 16h do mesmo dia a prova de Formação, Currículo e Práticas Pedagógicas. No dia 11 de abril das 8h às 11h será aplicada a prova de Educação e Ciências Sociais: desigualdades e diferenças e das 13h às 16h do mesmo dia será aplicada a prova de Educação, Linguagem e Psicologia. Por fim, no dia 12 de abril das 8h às 11h será aplicada a prova de Educação Científica, Matemática e Tecnológica e no mesmo dia será aplicada a prova do Estado, Sociedade e Educação das 13h às 16h.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

Resultado das provas dos cursos gratuitos EAD

A Análise do Projeto de Pesquisa e de Currículo será efetuada inteiramente pela comissão e, a Arguição acontecerá remotamente através do Google Meet. O tempo de duração da Arguição é de 20 minutos, entretanto para as pessoas com deficiência é de 30 minutos. O resultado preliminar será divulgado no dia 28 de junho. O resultado definitivo do processo de seleção do Mestrado em Educação da USP será informado no dia 30 do mesmo mês.

A última etapa é a conferência de documentos a partir de julho. A USP foi desenvolvida em 1934 como uma universidade pública, mantida pelo estado de SP e ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.