Concurso PCDF: Portaria confirma 740 vagas para Área Administrativa

As vagas vão contemplar os cargos de analista e gestor. Ainda não há informação sobre nível de escolaridade

Mais uma oportunidade na cidade dos concursos. A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) vai oferecer uma nova seleção para a área administrativa. A portaria que confirma o certame e a quantidade de vagas foi publicada na página 7 do Diário Oficial do DF, nesta terça-feira (22/3).

Ao todo, serão oferecidas 740 vagas, sendo 260 imediatas e 480 para a formação de cadastro de reserva.A portaria também anuncia os cargos contemplados: há vagas para gestor e analista, divididos da seguinte forma:

  • gestor de apoio às atividades policiais civis: 60 vagas imediatas + 180 em cadastro de reserva;
  • analista de apoio às atividades policiais civis: 200 vagas imediatas + 300 em cadastro de reserva.

Dos cargos da área de apoio do quadro da PC DF, apenas o auxiliar não será contemplado. As vagas para as carreiras de gestor e analista constam na LDO e têm previsão orçamentária.

Ainda não há informações sobre a exigência dos cargos. No entanto, o cargo de analista de apoio geralmente exige nível, enquanto o de gestor costuma contemplar o nível superior.

Além de confirmar as vagas, a portaria também delega à Polícia Civil as competências necessárias para a realização do concurso público e demais procedimentos visando prover os cargos de gestor e analista. Isso significa que a corporação terá autonomia sobre o certame. Sem depender de terceiros, os andamentos devem acontecer mais rapidamente.

Essa condição  já havia sido solicitada pela PC DF, em ofício que foi enviado à Secretaria de Economia. “Solicito os bons préstimos de Vossa Excelência em delegar competência à Polícia Civil do Distrito Federal para realização do referido certame, uma vez que tal providência se mostra necessária para a continuidade do processo e conveniente do ponto de vista prático, já que é do interesse da corporação a realização do certame em razão das peculiaridades da carreira de Gestão de apoio às Atividades Policiais Civis”.

Com isso, os preparativos devem ser intensificados.

Autorização

Em março de 2021, a Secretaria de Economia autorizou concursos para 14 carreiras no Distrito Federal. Entre elas, para “Apoio às Atividades Policiais Civis – PCDF”, que contempla os cargos da área administrativa.

Na época, assim que o aval foi confirmado o diretor-geral da corporação, o delegado Robson Cândido, comemorou a autorização pelas redes sociais.

Concurso para delegado e agente 

A Polícia Civil tem outros dois concursos confirmados Um para delegado e outro para agente de custódia. Ambos serão ofertados juntos, segundo o diretor-geral da PCDF, Robson Candido.

O certame que visa preencher 150 vagas para delegados foi, inclusive, confirmado no início de fevereiro. Serão 50 vagas imediatas e 100 para a formação de cadastro de reserva. A PCDF também recebeu competência para dar andamento na seleção.

Paralelo a isso, deve acontecer ainda o concurso para agente de custódia, que vai ofertar o mesmo quantitativo de vagas e foi confirmado pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.